quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Bem-aventurados

Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.

Bem-aventurados os soberbos, porque eles terão que sofrer humilhações até aprender a lição de humildade e assim, deles será o reino dos céus.

Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.

Bem-aventurados os prepotentes, os ferozes, os guerreiros, porque tanto serão esmagados pela prepotência, ferocidade e agressão dos outros que se tornarão mansos, e então, herdarão a terra.

Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão fartos.


Bem-aventurados os que sustentam e praticam a injustiça, porque tanta injustiça terão que receber que compreenderão quão duro é ter de estar submetido a ela, e então, por terem aprendido sua custa a ambicionar a justiça, desta serão fartos.


Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.


Bem-aventurados os que não são limpos de coração, porque ficarão tão submersos na ignorância e na maldade, com os consequentes erros de dores, que purificarão seu entendimento, e assim compreenderão a Lei, e verão a Deus.


Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.


Bem-aventurados os que gostam de brigas e de disputas, porque pelo fato de não conseguirem encontrar paz, almeja-la-ão e procura-la-ão em toda a parte, até que se tornarão pacificadores, e então serão chamados filhos de Deus.


Bem-aventurados os que tem sido perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.


Bem-aventurados os que perseguem com injustiça os justos, porque tanto serão perseguidos pela sua própria injustiça, que aprenderão a ser justos, então deles será o reino dos céus.


Bem-aventurados os que choram porque serão consolados.


Bem-aventurados os que gozam demais, só pensando em si e para além dos limites razoáveis. porque terão que sofrer necessidade e abandono, até aprender a regra da justa medida e do amor ao próximo, e então serão consolados.


Alegrai-vos e exultai, porque grande é o vosso galardão nos céus.


Alegrai-vos e exultai, todos vós que quereis rebelar-vos contra Deus, porque grande é o sofrimento que vos espera e assim tereis de aprender a lição da obediência, pela qual ganhareis um grande galardão nos céus.
Alcino Muller

3 comentários:

  1. Lutero, certa vez, escrevendo para o seu oponente (não necessariamente inimigo) Erasmo disse: "Deixe Deus ser Deus". A discussão girava e torno da eleição. Se não estou enganado.
    Bem, a idéia é esta, a salvação pertence a Deus.
    Se compreendi corretamente o texto, vejo nele uma vertente universalista. Segundo Moltmann, o Espírito justificante veio para libertar oprimidos e opressores.
    Se eu concordo? Prefiro reconhecer os meus limites em compreender a mente de Deus.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Se existissem dois times; UNIVERSALISTAS E CALVINISTAS eu seria universalista desde pequeno e torceria para ganhar de goleada, mas eu posso estar enganado, aliás, eu gostaria que todos ganhassem.
    Um abraço emergente e universalista.

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Alcino. Pensar teologia seria muito chato se não houvesse espaço para um pouco de diversão intelectual.
    Aliás, só para colocar um pouco de gasolina na jogada, o que seria da ortodoxia sem a heresia?
    Abraços!

    ResponderExcluir