Terminei de ler Ortodoxia Generosa de Brian MacLaren. Penso que se alguém quiser pensar a igreja na pós-modernidade deve dar uma passada pelas páginas deste livro.
Um cristão pós-moderno é mais místico, mais poético e também mais bíblico. Philip Yancey em seu livro “A Bíblia que Jesus Lia” ajuda a gente ser mais bíblico sem ser bibliólatra.
Um cristão pós-moderno necessariamente estará repensando termos como: Salvação- Inerrância Bíblica- Missão da Igreja, etc.
Ortodoxia nos dá uma idéia de “crença correta” portanto Ortodoxia Generosa seria - Crença Correta com Generosidade. Trocando em miúdos; serei generoso com aquele que pensa totalmente diferente de mim. Só que a crença correta pode ser muito relativa. Só um lembrete, um cristão pós-moderno precisa repensar também o absolutismo.
Gostaria que alguém escrevesse Ortopraxia Generosa, isso daria a idéia de –Ações Corretas com Generosidade.
De acordo com Sócrates o fruto da ortopraxia é a felicidade, já que essa se dirige ás boas ações a favor dos homens e de Deus. Diferente da ortodoxia que se refere a pensar a coisa certa a ortopraxia significa fazer a coisa certa.
Se Santo Agostinho perguntou: Que é que amo quando amo a Deus? Eu me permito perguntar: Quem é que eu sirvo quando sirvo a Deus?
Eu só sirvo a Deus quando sirvo o outro. Uma ortodoxia generosa pode se deslocar para uma ortopraxia muito-mais-que-generosa. Seria um deslocamento da teoria para a prática.
Alcino Muller
Nenhum comentário:
Postar um comentário